3964
CIÊNCIAS DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: PROPOSTA DE HEURÍSTICA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA ORIENTADA PELO DESIGN;
LUAN MATHEUS MOREIRA;
COBENGE22
[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
Um dos desafios para Educação em Engenharia contemporânea é construir ambientes de aprendizagem com mecanismos de incentivos que propicie o aprendizado integral dos estudantes, incluindo o corpo docente neste processo de autoaprimoramento. O objetivo desta pesquisa teórica foi apresentar uma heurística para a prática pedagógica na Educação em Engenharia, com o intuito de, a partir das Ciências da Aprendizagem, oferecer soluções que concretize a interação entre as Ciências da Engenharia e a Prática de Engenharia. A abordagem metodológica da pesquisa se fundamentou no Realismo Científico e, após uma investigação do referencial teórico, demarcou-se (i) a Aprendizagem Ativa como arcabouço dos realismos epistemológico, ontológico e semântico; (ii) a Aprendizagem Baseada em Design (DBL) como arcabouço do realismo ético; (iii) a Prática Informada por Evidências como arcabouço do realismo metodológico; (iv) a Pesquisa-Ação como arcabouço do realismo axiológico; e (v) a Validação Ecológica como arcabouço do realismo prático. Por fim, foi apresentado um esquema que organiza o todo em uma heurística aplicada à Educação em Engenharia.
Ciências da Aprendizagem, Realismo Científico, Aprendizagem Ativa