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Artigo


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AVALIAÇÃO DOS TCCs DA ENGENHARIA CIVIL DA UFRGS;

Cesar Alberto Ruver, Júlia Farias, Rafaela Ramos Fofonka, murilo sterchile dos santos, Letícia Siqueira Ferraz, Gabriel de Sousa Pereira, Julia Arend, gabriel melo pacheco, Dionatta willy de quadros fraga, Miriana Rodrigues Mielczarski, Eduarda Ferreira Nieto de Sousa;

COBENGE22

[86] 08. Programas Especiais

[304] 08. Programas Especiais

Na grade curricular de vários curso de graduação das instituições de ensino superior, há a exigência da produção e defesa do trabalho de conclusão de curso (TCC). Atividade que tem por finalidade consolidar os conhecimento adquiridos ao longo do curso. No caso da engenharia civil, assim, como nos demais cursos de engenharia, a obrigatoriedade do TCC foi imposta pelo MEC do ano de 2002 (resolução CNE/CES nº 11/2002, de 11 de março de 2002). Além disso, no caso do curso de engenharia civil da UFRGS, os discentes devem optar por uma das seis área de concentração (construção, estruturas, geotecnia, recursos hídricos, transportes e produção), mediante a aprovação de 24 créditos eletivos. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar os TCCs do curso da engenharia civil da UFRGS, do modo a identificar a quantidade e o percentual de distribuição em cada área ao longo do tempo e no total, bem como mapear a atuação dos docentes orientadores. O período de estudo foi de dezembro de 2005 (primeiro TCC) ao ano de 2020 (pré-pandemia). Como resultado, verificou-se que a área da construção ocupa um percentual de 1/3, seguido da área das estruturas com 1/4. As áreas de geotecnia, recursos hídricos e transportes ocupam em média 12% e a produção um pequeno percentual de 3%. Quanto aos professores, verifica-se que um reduzido número de professores, independente da área, orientou um número considerável de TCCs (por exemplo, 5 professores com mais de 40 TCCs). Porém, verificou-se que houve uma distribuição média de orientações de ordem de 12 TCCs entre os professores orientadores entre as áreas, exceto recursos hídricos e produção, cujo número foi inferior. Por fim, este trabalho visa contribui na reformulação curricular do curso de engenharia civil da UFRGS, a luz das novas diretrizes curriculares (DCNs).

Trabalho de Conclusão de Curso, Curso de Engenharia Civil, Avaliação Institucional, Novas Diretrizes Curriculares
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