Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3959

PLATAFORMA DIDÁTICA PARA EXPERIMENTOS DE TERMODINÂMICA;

FERNANDA SOARES LIMA, IGOR FORCELLI SILVA, VINICIUS JEFFERSON DIAS VIEIRA, ARTHUR BERNARDO BARBOSA, ISABELY SAMARA SIM?O DE MATOS;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

As demandas formativas do indivíduo do século XXI são superiores à acumulação de conhecimentos. Essas abrangem a habilidade de como selecionar e tratar informações, a integração ou alteração de conhecimento de uma circunstância ou contexto para outro, a resolução de problemas para os quais não está estabelecida uma resposta, a capacidade de trabalhar de forma cooperativa, entre outras. O método tradicional que consiste exclusivamente na apresentação oral do conteúdo, ainda é expressivo no ambiente escolar, o qual possui ineficiência didática. Portanto, torna-se essencial alternativas metodológicas que coloquem a escola em sintonia com os atributos e necessidades da sociedade. A utilização de plataformas ou kits didáticos nas aulas de física tem-se mostrado uma excelente alternativa para abordar os conteúdos ministrados em sala, tornando as aulas mais significativas para o discente por trazer situações reais. Este trabalho propõe o desenvolvimento de uma plataforma didática para experimentos de termodinâmica, o qual pode ser utilizado como um projeto disponível para alternativa metodológica na disciplina de Física. Para tanto, foi construído um calorímetro caseiro, e feita a utilização de sensores de massa e temperatura para aquisição dessas medidas de forma automática pelo microcontrolador Arduino©. Assim, permitindo realizar experimentos voltados para o equilíbrio térmico, encontrando a capacidade térmica do calorímetro desenvolvido e o calor específico de uma peça de alumínio. O erro encontrado na determinação do calor específico da peça de alumínio utilizada foi de 14,84 %, acredita-se que esse valor foi influenciado por fatores como a pureza do material utilizado e uma possível troca de calor durante a deposição da peça alumínio dentro calorímetro. De forma geral, acredita-se que o uso da plataforma desenvolvida pode aumentar a expectativa dos discentes em estudos envolvendo a termodinâmica.

Termodinâmica, Capacidade térmica, Calor específico, Aprendizagem baseada em problemas, STEAM.
Voltar