3957
ANÁLISE DO PERFIL E DA ADAPTAÇÃO DOS INGRESSANTES DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DA UFC EM 2021;
TIANY GUEDES COTA, BRUNO ANCHIETA VIANA, ISADORA EDINA BEZERRA GUERREIRO, GERL?NDIA ALVES DA SILVA, FRANCISCO DIONES OLIVEIRA SILVA;
COBENGE22
[84] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
[302] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
Ao ingressarem no ensino superior os estudantes enfrentam muitos desafios, que são relacionados a diversos fatores, como a escolha insegura do curso, a adaptação ao ambiente universitário e dificuldade nas disciplinas do ciclo básico. Esses fatores podem levar os alunos a terem um baixo rendimento acadêmico, podendo levar a um aumento da evasão no curso. Além disso, a pandemia do Covid-19 trouxe novos desafios, como a conciliação entre atividades domésticas e a adequação ao ensino remoto. Assim, este trabalho tem como objetivo conhecer o perfil do ingressante, assim como avaliar as dificuldades enfrentadas e a adaptação dos alunos no primeiro período de 2021 do curso de Engenharia de Minas da UFC em Crateús. Para realização da pesquisa utilizou-se um formulário eletrônico disponibilizado aos discentes, onde foram coletadas informações sobre a escolha do curso e sobre as principais dificuldades relacionadas com o ensino remoto. Além disso, com dados fornecidos pela coordenação do curso foi realizada uma análise da quantidade de alunos que realizaram a supressão de disciplinas e o trancamento total. O formulário contou com a participação de 25 alunos, representando, 64,1% dos alunos da turma. Nota-se que 72% dos alunos tinham o curso de Engenharia de Minas como primeira opção de curso. As cidades próximas a Crateús concentram boa parte dos discentes, com um somatório de 68% do total de respostas ao formulário. Em relação ao rendimento acadêmico, 5,12% da turma obtiveram aprovação em todas as disciplinas do semestre. Quanto à supressão de disciplinas, 3 alunos solicitaram o trancamento total. Entretanto, apesar das diversidades, o estudo mostrou que houve evolução nos aspectos de acesso aos recursos tecnológicos, por meio da inclusão digital da UFC e progressão no processo de ensino-aprendizagem.
Adaptação, Ingressantes, Engenharia de Minas, Covid 19, Pandemia.