3951
VISÕES SOBRE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO COBENGE;
NET?LIO ALARCON FIORATTI, LOURDES APARECIDA DELLA JUSTINA;
COBENGE22
[91] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[309] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
Dadas as características da educação científica de promover a construção de habilidades não apenas esperadas para o egresso de cursos de Engenharia, mas também necessárias para vida em sociedade, importantes em um contexto existencial cada vez mais influenciado pela ciência e pela tecnologia, foram analisadas publicações das últimas três edições do COBENGE a fim de identificar as visões sobre educação científica que delas emergem. Como resultado, foi possível perceber a escassez de trabalhos que tratem da temática e a consequente importância que a iniciação científica acaba assumindo para promover a educação científica dos estudantes de Engenharia. Por fim, são apresentados argumentos da importância de o processo educativo de Engenharia possuir intencionalidade na educação científica e sugestões de encaminhamentos inspiradas em autores do ensino de ciências que possam auxiliar o professor de Engenharia para uma atuação nesse sentido.
Pesquisa qualitativa; educação científica; educação em ciências; educação científica no ensino de engenharia.