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Artigo


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EVOLUÇÃO DA OFERTA E PROCURA PELOS CURSOS DE ENGENHARIA NO BRASIL ENTRE 2010 E 2020;

Rossana Ribeiro do Prado Raffaelli, Marcello Nitz da Costa;

COBENGE22

[80] 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais

[298] 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais

Com base nos microdados do INEP, realizou-se uma análise da evolução dos números de instituições, de cursos e de alunos de engenharia do País de 2010 a 2020. São informações importantes para a gestão eficiente de um curso e eventualmente para a definição de políticas públicas. A oferta de cursos de engenharia no Brasil em 2020 foi 2,36 vezes maior que em 2010, sendo que a oferta de programas a distância em instituições privadas apresentou crescimento médio de 47% ao ano no período. A partir de 2018, a procura pelos cursos de engenharia ocorreu mais em instituições privadas do que públicas, mesmo período em que a procura pelos cursos a distância apresentou aumento significativo. Em todos os anos, a maioria dos ingressantes opta por estudar no noturno. Em 2020, o percentual de ingressantes no EAD aumentou consideravelmente, de 26% do total em 2019 para 42% em 2020. De 2019 para 2020, o número total de ingressantes aumentou em 1%. A evasão dos cursos aumentou a partir de 2015 em instituições privadas e a partir de 2016 em instituições públicas. Os números de ingressantes e concluintes por curso são preocupantes para as instituições privadas, visto que a partir de 2019 ingressa 1 aluno no curso para cada concluinte.

censo da educação superior; cursos de engenharia no Brasil; gestão da educação superior
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