Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3945

PROFESSOR VISITANTE NUMA UNIVERSDADE TECNOLÓGICA NA CHINA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA;

KAZUO HATAKEYAMA;

COBENGE22

[86] 08. Programas Especiais

[304] 08. Programas Especiais

Este artigo descreve sucintamente a realização de um projeto, como professor visitante na Beijing Jiaotong University. É uma Universidade Tecnológica localizada em Haidan, no centro de Pequim, fundada em setembro de 1909. Teve início como uma escola de aprendizagem para os mecânicos e maquinistas ferroviários. Possui um campus com a extensão de 667.000 m2 e com a área construída de 920.000 m2. O campus abriga 15 faculdades que oferecem cursos nos níveis de graduação, mestrado, doutorado e de especialização. Atualmente, conta com 25.569 estudantes, 4.428 professores e 1.067 do corpo administrativo. O incentivo à participação de professores visitantes estrangeiros faz parte da política de formação de engenheiros da instituição com vistas a criar nos futuros profissionais a percepção da importância de entender os efeitos da interculturalidade no mundo globalizado. A riqueza de participação num projeto em lidar com estudantes de um país de uma sociedade de tradição milenar e língua distinta é de uma importância transcendental. Perceber na juventude o interesse de captar e internalizar as informações transmitidas sobre a aplicação prática das teorias aprendidas na academia para o ambiente de produção industrial é um motivo de júbilo como professor visitante. Ressalto a importância de convênios de intercâmbio educacional e tecnológico com vistas a desenvolver a mentalidade de relações interculturais no ambiente profissional globalizado.

professor visitante, universidade tecnológica, interculturalidade.
Voltar