3943
ENSINO DO BIM: ANÁLISE E INTERFACE NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL;
WESLLEY EUNATHAN FERNANDES LIMA, VIT?RIA NASCIMENTO NERY DA CRUZ, RAFAEL PIMENTA CORR?A, LUCIANA PATR?CIA FERREIRA, JUNIA NUNES DE PAULA;
COBENGE22
[86] 08. Programas Especiais
[304] 08. Programas Especiais
O presente trabalho visa analisar a matriz curricular de um curso de engenharia civil de modo a identificar as interfaces existentes entre ela e o BIM. Sendo esse o resultado de uma pesquisa desenvolvida ao longo do PIBIC. Para alcance dos objetivos foi utilizado como método de pesquisa a análise documental e um método de análise de ementas disciplinas. Dentre os resultados encontrados destaca-se que várias das disciplinas possuem interface com o paradigma BIM, o que aponta para a possibilidade de inserção deste no curso analisado, sem a necessidade de outros componentes curriculares, e proporcionando uma adoção gradual e diluída. O trabalho também destacou a eficácia do método de análise de ementas adotado.
Educação BIM, Ensino, Currículo BIM, Engenharia Civil.
Voltar