Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3942

AS PERCEPÇÕES DE INGRESSANTES E CONCLUINTES ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM CURSOS DE ENGENHARIA;

Laura Cristina Yasuoka Assad, Fabiana Satie Tanno, Gabriel Loureiro de Lima, Barbara Lutaif Bianchini;

COBENGE22

[84] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

[302] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

Neste artigo, assumindo-se o termo percepção para denotar as visões e opiniões acerca da utilidade da Matemática que determinam o que os futuros engenheiros pensam em relação à importância desta ciência para suas formações, a forma como se portam diante da Matemática e como gostariam de se comportar em relação a ela, analisam-se as percepções de ingressantes e concluintes concernentes ao ensino da Matemática em cursos de Engenharia, seus conteúdos e métodos. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa caracteriza-se como sendo de abordagem quali-quantitativa de natureza exploratória. Empregou-se o método survey e como instrumento para a coleta de dados, recorreu-se a um questionário composto por 35 questões fechadas, que foi respondido remotamente e anonimamente pelos participantes voluntários (estudantes de diferentes instituições públicas do país, sendo 29 ingressantes e 25 concluintes). Dentre os resultados, destaca-se que embora tanto ingressantes quanto concluintes tenham suas percepções influenciadas pelo estabelecimento ou não, na abordagem dos conteúdos, de relações entre a teoria matemática e suas aplicações, no caso dos ingressantes tais percepções são afetadas também pelos links estabelecidos entre as disciplinas de Matemática e as de outras áreas e da atualização destas unidades curriculares aos tempos atuais. Já no caso dos concluintes, suas percepções relacionam-se também às suas visões concernentes a conexão entre o ensino da Matemática e o cotidiano profissional do engenheiro.

ensino da Matemática, percepções, ingressantes, concluintes, análise de componentes principais.
Voltar