Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3939

USO DE RUBRICAS PARA AVALIAÇÃO FORMATIVA: UMA EXPERIÊNCIA EM PERÍODO REMOTO NO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS;

MARIA ANGELICA DO CARMO ZANOTTO, CARLOS HENRIQUE SCURACCHIO, THIAGO DE ASSIS AUGUSTO;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

No presente trabalho, apresentaremos os resultados e as discussões do uso de rubricas com o foco em avaliação formativa em uma disciplina obrigatória para estudantes do Curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com ênfase em polímeros, denominada "Processamento de Elastômeros e Termofixos (PET)", transcorrida entre agosto e novembro de 2021. A oferta da disciplina se deu inteiramente por meios virtuais, no contexto de adoção do Ensino Não Presencial Emergencial (ENPE) durante a pandemia de Covid-19. Nessa disciplina, para cada tema semanal, foram previstas três oportunidades de avaliação, duas delas com foco diagnóstico e formativo. Os resultados foram considerados exitosos e sugere-se que a metodologia desenhada para a disciplina PET possa ser transposta para o formato presencial, podendo até mesmo ser potencializada por outras metodologias (Team Based Learning ou Design Thinking). As percepções positivas dos estudantes indicam que educadores de cursos de engenharia têm muito a ganhar ao inserir rubricas em suas práticas pedagógicas.

Rubricas; Avaliação Formativa; Engenharia de Materiais.
Voltar