3938
EDUCAÇÃO HÍBRIDA NAS ENGENHARIAS: PERCEPÇÕES E EXPERIENCIAS NA VISÃO DOS ESTUDANTES;
FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ, MARIA DO CARMO DUARTE FREITAS, SOLANGE MARLENE THOMAZ, RUTE ANADILA AMORIM DE OLIVEIRA;
As novas metodologias de ensino, com o uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação (TIC), têm desafiado as instituições de ensino superior a redesenharem o formato de suas ofertas educacionais. Esse processo foi acelerado durante a pandemia de COVID-19 e a implementação do ensino remoto (ER) emergencial. Nessa conjuntura excepcional, as mudanças no ensino e aprendizagem, com súbita necessidade de docentes capacitados para o ER, trouxe obstáculos à formação e até comprometimento da saúde mental dos estudantes. Diante desse cenário, com o abrandamento da pandemia no Brasil e o gradual retorno ao modelo presencial, esta pesquisa busca compreender como os estudantes dos cursos de engenharia avaliaram o ensino remoto e quais as expectativas para o retorno das aulas pós-pandemia. Foi aplicado um questionário online com 21 perguntas fechadas a alunos dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e obtidas 173 respostas. Os resultados mostram há percepção satisfatória na continuidade dos estudos durante a pandemia, com expectativas de maior uso das tecnologias ativas e ensino híbrido no retorno presencial, apontando para a necessidade de mudanças curriculares que adotem essas novas estratégias.
ensino remoto, engenharias, COVID-19, educação hibrida