3936
GRUPOS PET ENGENHARIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA;
MURIS LAGE JUNIOR, ALEX GRACO CIARDI SILVA, LUANA CERANTOLA, THALITA ELODIA MARTINS, TIAGO VARNUM GON?ALVES;
O Programa de Educação Tutorial (PET) é vinculado ao Ministério da Educação (MEC) para fomentar grupos de aprendizagem tutorial nas instituições de ensino superior do País. Atualmente, cerca de 14% dos grupos PET estão ligados a cursos de Engenharia, no entanto, poucas pesquisas fazem levantamentos sobre as características e atuação desses grupos. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é mapear os grupos PET de cursos de Engenharia no Brasil, identificar as universidades em que esses grupos estão, a localização, a quantidade de membros, as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas, verificar se os objetivos estabelecidos pelo programa estão sendo cumpridos pelo conjunto desses grupos, além de listar potenciais pesquisas futuras. Como o PET é nacional e como análises gerais sobre a atuação dos grupos não são realizadas de forma frequente e sistemática, os resultados da pesquisa podem servir de insumo para os próprios grupos e para o programa em si. A pesquisa é do tipo básica, descritiva, quantitativa e qualitativa. Como resultados, as análises mostram, entre outras coisas, que há uma concentração de grupos nas regiões sudeste e sul; há uma predominância dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica; há poucos grupos multidisciplinares; a categoria administrativa das instituições de ensino é, em sua grande maioria, Federal; a participação de homens é maior que a de mulheres; as atividades de ensino, pesquisa e extensão são bastante variadas, com temas atuais, pertinentes aos cursos envolvidos e preocupação com o cumprimento dos objetivos do programa.
Programa de Educação Tutorial; Engenharias; Análise Quantitativa; Análise Qualitativa; Brasil.