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ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS URBANOS EM UM CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DURANTE A PANDEMIA;
LUANA MARIA VILA?A DA SILVEIRA, OSVALDO SHIGUERU NAKAO, JOSE AQUILES BAESSO GRIMONI;
COBENGE22
[80] 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais
[298] 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais
A alta taxa de evasão dos cursos de engenharia aponta para a necessidade de dinamizar as práticas pedagógicas, com a utilização de metodologias diferenciadas e avaliação do processo de ensino-aprendizagem escolhido pelo educador. Em paralelo, a vinda abrupta da pandemia do COVID-19 forçou a migração do ensino para o ambiente online, trazendo desafios até mesmo aos professores que já adotavam essas práticas mais dinâmicas. Este artigo tem o objetivo de relatar a analisar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina "Desenvolvimento de projetos urbanos" do curso de Engenharia Civil, na Universidade de São Paulo, e os desafios encontrados na mudança para o ambiente remoto provocada pela pandemia da COVID-19. Os resultados mostram que os alunos têm conhecimento sobre os objetivos da disciplina e que a metodologia escolhida de aprendizagem baseada em projetos gera um bom engajamento da turma. A situação da pandemia trouxe dois principais desafios: a falta de ferramentas em casa para a realização de tarefas e o aumento do número de matriculados, diminuindo o tempo de orientação da professora com cada grupo, em que há reorientações e feedbacks. A maior lacuna encontrada foi a falta de conhecimento dos alunos para a utilização de alguns softwares necessários para o desenvolvimento do projeto, sendo observada a falta de integração das disciplinas do curso de engenharia.
Processo de ensino-aprendizagem. Desenvolvimento de projeto urbano. Ensino de engenharia. Metodologia ativa baseada em projetos. Desafios ensino na pandemia.