Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3934

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA: PERCEPÇÕES DE DISCENTES;

Gustavo Lobato Campos, Mariana Guimarães dos Santos, Lucas Frederico Jardim Meloni;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O presente trabalho apresenta uma análise da implementação da metodologia ativa, Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), associada a conceitos utilizados no mercado de trabalho, (CDIO - Conceive Design Implement Operate), em uma ação interdisciplinar com duas disciplinas do curso de engenharia elétrica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG) Campus Formiga-MG. O projeto foi desenvolvido no ano de 2019 e tem como base um projeto desenvolvido no ano anterior que obteve resultados positivos. O desafio de promover uma educação de qualidade capaz de despertar o interesse dos alunos, desenvolver suas habilidades humanas, sociais, técnicas e profissionais e prepará-los para o mercado de trabalho implica na discussão e revisão de metodologias de ensino-aprendizagem e esta foi a proposta dos projetos. Os resultados apontaram que PBL e o CDIO permitiram o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais ainda mais próximas à realidade vivenciada no mercado de trabalho. Além disso, o processo o projeto permitiu uma reflexão entre discentes e docentes sobre as metodologias de aprendizagem que pressupõe uma perspectiva dialógica e emancipatória do ensinar e do aprender.

PBL. Interdisciplinaridade. CDIO, Engenharia Elétrica.
Voltar