3934
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA: PERCEPÇÕES DE DISCENTES;
GUSTAVO LOBATO CAMPOS, MARIANA GUIMAR?ES DOS SANTOS, LUCAS FREDERICO JARDIM MELONI;
COBENGE22
[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
O presente trabalho apresenta uma análise da implementação da metodologia ativa, Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), associada a conceitos utilizados no mercado de trabalho, (CDIO - Conceive Design Implement Operate), em uma ação interdisciplinar com duas disciplinas do curso de engenharia elétrica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG) Campus Formiga-MG. O projeto foi desenvolvido no ano de 2019 e tem como base um projeto desenvolvido no ano anterior que obteve resultados positivos. O desafio de promover uma educação de qualidade capaz de despertar o interesse dos alunos, desenvolver suas habilidades humanas, sociais, técnicas e profissionais e prepará-los para o mercado de trabalho implica na discussão e revisão de metodologias de ensino-aprendizagem e esta foi a proposta dos projetos. Os resultados apontaram que PBL e o CDIO permitiram o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais ainda mais próximas à realidade vivenciada no mercado de trabalho. Além disso, o processo o projeto permitiu uma reflexão entre discentes e docentes sobre as metodologias de aprendizagem que pressupõe uma perspectiva dialógica e emancipatória do ensinar e do aprender.
PBL. Interdisciplinaridade. CDIO, Engenharia Elétrica.