Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3930

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMetodologia motivadora de ensino-aprendizagem visando trabalhar competências de engenharia relacionadas ao desenvolvimento sustentável;

Rafael Amaral Shayani;

COBENGE22

[79] 01. Sustentabilidade na Educação em Engenharia

[297] 01. Sustentabilidade na Educação em Engenharia

As Diretrizes Curriculares Nacionais prescrevem que o egresso de engenharia deve atuar de forma comprometida com o desenvolvimento sustentável, o qual é também um importante tema global e onde a engenharia possui muito espaço para atuação. Uma metodologia de ensino-aprendizagem foi desenvolvida visando motivar os alunos por meio de projetos que promovam o desenvolvimento sustentável, com foco no combate às mudanças climáticas, visto ser um tema multidisciplinar e interdisciplinar, além de diretamente relacionado à engenharia. Elementos de aula expositiva, sala de aula invertida, gamificação, aprendizagem baseada em projetos e revisão por pares são utilizados para que seja construído um ambiente em que o estudante possa florescer suas competências e habilidades de engenharia. O professor atual principalmente como motivador e facilitador do processo, visto que o ensino passa a ser centrado no aluno. A questão ética é também trabalhada dentro da metodologia, a qual foi aplicada à disciplina "Eletricidade Básica" da Universidade de Brasília entre 2019 e 2021. Uma pesquisa realizada com 245 estudantes desta disciplina revelou que 97,3% deles concordaram, parcialmente ou totalmente, que a metodologia permite o desenvolvimento de competências e habilidades de engenharia.

metodologia de ensino-aprendizagem, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, gamificação, ética
Voltar