Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3929

REPRESENTAÇÕES DE SI E VERGONHA MORAL NO FRACASSO ESCOLAR DE UNIVERSITÁRIOS;

VANESSA APARECIDA ALVES DE LIMA, KELLY JESSIE QUEIROZ PENAFIEL, JANAINA RENATA GARCIA;

COBENGE22

[91] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[309] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

Buscou-se compreender como os estudantes de um campus de uma universidade pública federal catarinense se representam após uma experiência de fracasso escolar e, se o sentimento de vergonha (moral) está presente. A pesquisa é fenomenológica com questionário semiaberto e um dilema moral. Participaram 146 universitários das fases iniciais (1ª a 6ª fase) e 63 das fases finais (7ª a 10ª fase). Os universitários pesquisados, estudantes dos cursos de engenharia oferecidos pela instituição, não tem o sucesso escolar como um valor moral central na constituição da identidade. O sentimento de vergonha moral não é apontado, a tristeza é o sentimento preponderante e aumenta na reincidência das reprovações. Depreende-se dos dados que os sentimentos resultantes do fracasso escolar, para os universitários, são em função da autoestima, que é uma representação de si positiva, mas não moral. Os universitários sentem-se pressionados pelas exigências acadêmicas e exprimem o desejo de se ajustar às exigências do mercado de trabalho, sem questionamento crítico.

universitário, vergonha moral, fracasso escolar.
Voltar