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DESVENDANDO A ESTEQUIOMETRIA ATRAVÉS DE UMA RECEITA CULINÁRIA;

Fernanda Cristina Verediano;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O ensino praticado hoje não leva em consideração as afinidades dos estudantes com determinadas áreas do conhecimento, sendo os conteúdos passados da mesma forma para toda turma e avaliados também. E dentro do plano de ensino de da disciplina de Modelagem e Simulação do Mundo Físico-Químico dos cursos de engenharia do Centro Universitário UNA, vêm o conteúdo de estequiometria, temido por muitos estudantes, pois esses muitas vezes não conseguem ver na prática a aplicação dos conceitos abordados. O presente trabalho vem relacionar a culinária com a estequiometria para despertar o interesse do estudante e aproximá-lo do tema. Para avaliar os resultados alcançados com o projeto, inicialmente através de aulas expositivas o tema foi apresentado, com a teoria e a resolução de exercícios. Em seguida foi aplicado um quiz com questões do tema para posterior comparação. O que não apresentou resultados satisfatórios, a média da turma foi abaixo de 25 % nas questões. Posteriormente a proposta foi apresentada, os alunos em grupos deveriam escolher uma receita de sua preferência, transformar as medidas em gramas e mL, relacionar os ingredientes com a massa do produto obtido, em seguida calcular as quantidades de cada ingrediente necessário para duplicar a receita, fazer a metade dela e a quantidade de um dos ingredientes com impureza. Desta forma, trabalharíamos na prática as relações estequiométricas e o conceitos de pureza e rendimento. Na execução do projeto, foi possível notar um real engajamento dos alunos. Eles discutiram as receitas, escolheram de forma democrática a que deveria ser o objeto de estudo do grupo e no geral as apresentações para o restante da turma foram muito criativas, fizeram ilustrações, os cálculos estavam bem claros e organizados. Durante as apresentações do trabalho, à medida que houvesse algum erro de cálculo ou interpretação os próprios colegas de classe ajudavam na correção reforçando ainda mais o aprendizado. Quando o estudante tem a oportunidade de falar, ensinando ao outro, segundo a pirâmide da teoria de Glasser a aprendizagem tem 95% de eficiência. É a forma mais efetiva, pois assim o aluno consegue demonstrar que o objetivo da aprendizagem foi alcançado. Ao término da execução desse trabalho, foi retomado com os alunos as reações químicas, fizemos juntos uma leitura das proporções estabelecidas através dos coeficientes estequiométricos dos componentes presentes nos reagentes e nos produtos. Os reagentes foram comparados aos ingredientes das receitas apresentadas por eles no trabalho e os produtos das reações era a receita pronta. Os temas de rendimento e pureza foram também trabalhados como no trabalho e era nítido a melhora no entendimento por parte deles. Em duas aulas trabalhou-se com resolução de exercícios e estudos de casos, fechando o conteúdo com outro quiz para comparar com o primeiro diagnóstico. Apesar de ainda não atingir um nível satisfatório, os resultados do segundo quiz aplicado apresentou o aumento no rendimento de quase 100% (passando de 24 para 45% de acertos).E para projetos futuros, a ideia é trazer a culinária para desenvolver com os alunos, outros conteúdos considerados complexos na disciplina. O aluno precisa se sentir inserido naquele contexto para compreender os fenômenos que acontecem ao seu redor, e traduzi-los na linguagem físico-química.

estequiometria, culinária, química, pureza
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