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JOGO DIDÁTICO PARA A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: CRIAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS;

AMANDA FERNANDES BARROSO, Alexandre Meira de Vasconcelos, Rafael Sanaiotte Pinheiro;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

As novas diretrizes curriculares nacionais implantadas em 2019 são taxativas quanto ao uso de metodologias ativas no ensino de engenharia no Brasil o que tem impulsionado profissionais da educação para o desenvolvimento de novos métodos e materiais alinhados a esta temática. Este artigo descreve os processos de criação, aplicação e avaliação dos resultados de um jogo didático, batizado como "The Production Game", desenvolvido por alunos e docentes de Engenharia de Produção de uma universidade pública. Trata-se de um país fictício com 65 cidades em 6 estados, apresentado na forma de um tabuleiro. Acompanham três planilhas (distância entre cidades; dados sociodemográficos; classificação nacional por atividades econômicas); um conjunto de cartas (ambiente estratégico; produtos, ambiente de produção e operações e terrenos) e um mapa de loteamento industrial. O jogo foi aplicado de 2016 a 2019 na disciplina de Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais, quando foram coletados os dados do instrumento de avaliação institucional da universidade. Os dados quantitativos foram tratados por meio de estatística descritiva e inferencial e os comentários dos alunos por meio da lexicometria. Os resultados evidenciaram o aumento do desempenho docente e do nível de satisfação dos alunos com a disciplina. O jogo também gerou aproximação dos alunos à realidade profissional em detrimento do modelo tradicional de ensino aprendizagem e se mostrou viável aplicá-lo em outras disciplinas.

metodologias ativas, gamificação, soft skills, educação em engenharia, universidade pública
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