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Mapas conceituais e ensino-aprendizagem em contexto remoto em Engenharia de Petróleo;
GABRIEL DE CASTRO MACEDO, GERALDO DE SOUZA FERREIRA;
Em um contexto específico da pandemia Sars-Cov 19, os cursos de engenharia se moldaram a plataformas digitais, visando se adequar à nova realidade imposta que se estabeleceu de março de 2020 à meados de 2022. Sob esse cenário, todo o ensino realizado foi de forma "online"; com isso, a metodologia e lógica de ensino, antes no formato presencial de aulas e plantões, tiveram que ser alteradas para o contexto remoto da melhor maneira, de modo a sobrepor as dificuldades já existentes do modo presencial somadas às do remoto. Esse artigo é um relato tratando da experiência com um projeto de monitoria da disciplina Metodologia Científica e Tecnológica, do curso de Graduação em Engenharia de Petróleo, que, a partir do ensino de ferramentas digitais de pesquisa bibliográfica e técnicas de mapas conceituais, buscou contribuir para a construção de autonomia dos alunos para a produção de conhecimento. A monitoria teve um papel fundamental, por meio das comunicações remotas, de auxiliar o contato entre o ensinado e o aprendido por meio do acompanhamento via redes, plantões, aula e produção de materiais didáticos que aumentassem a absorção de conhecimento e contato com a matéria. Por fim, o projeto foi avaliado, pelos alunos, por um documento (Google Forms Online) e, pelos docentes, na Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), por intermédio de apresentações e defesas. Os resultados das avaliações foram positivas e estimulam o uso dos mapas conceituais como uma estratégia importante para aprimorar o aprendizado em um ambiente remoto como, também, presencial.
Monitoria. Ensino de Engenharia. Mapas Conceituais. Ferramentas de ensino.