3913
UMA ABORDAGEM PRAGMÁTICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COGNITIVAS E SEUS DESDOBRAMENTOS CONSONANTES A PROCESSOS AVALIATIVOS FORMATIVOS;
RAFAEL HAUCKEWITZ TODARO, GUILHERME WOLF LEBRAO;
COBENGE22
[81] 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso
[299] 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso
O presente trabalho visa oferecer à academia uma definição pragmática de competência que contempla fatores tradicionalmente discutidos pela literatura e é capaz de auxiliar os docentes no processo de construção de currículo e avaliação por competência, nos moldes das atuais DCNs. Adicionalmente, o estudo apresenta uma estratégia de avaliação por rubrica alinhada à definição proposta e estruturada em acordo com os níveis da Taxonomia de Bloom. Os resultados mostram que a forte relação entre o desenvolvimento de competências e o formato da avaliação se mostrou positiva durante experiências de construção de conhecimento técnico por parte de um grupo de estudantes de Desenho Técnico do Instituto Mauá de Tecnologia.
Competências; Avaliação; Rubrica; DCN; Taxonomia de Bloom.
Voltar