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PROPOSTA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E PROCESSAMENTO E ANÁLISE DE IMAGENS NO ENSINO DE CARACTERIZAÇÃO DE POROSIDADE EM MATERIAIS CERÂMICOS USANDO O SOFTWARE PÚBLICO IMAGEJ: PARTE II;
TESSIE GOUV?A DA CRUZ LOPES, RODRIGO SAMPAIO FERNANDES, JERUSA GOES ARAG?O SANTANA, ELEASAR MARTINS MARINS, ELSON DE CAMPOS;
Na Parte I deste trabalho (LOPES et al, COBENGE 2022) apresentou-se uma proposta de aula usando metodologias ativas no ensino de Engenharia de Materiais, que pode ser aplicada em vários ramos da Engenharia e do Ensino de Ciências, a respeito das medições de porosidade em materiais cerâmicos utilizando técnicas de Processamento de Imagens (PDI). Foi abordado uma proposta contendo um 'Plano de aula' e um 'Guia de estudo' para o discente. Neste trabalho, na Parte II, apresenta-se uma continuidade do artigo, trazendo um exemplo de aplicação da metodologia proposta, mais especificamente, um estudo aplicado às cerâmicas de carbeto de silício (SiC), visando auxiliar o docente no momento da aplicação do ´Plano de aula' e do ´Guia de estudo'. Foi realizado o processamento e análise de imagens em um conjunto de imagens para cada amostra de cerâmica (SiC). É digno de nota que o aluno terá acesso a uma imagem de cada amostra e o presente trabalho traz um perfil detalhado com os valores de um conjunto de amostras. O objetivo é possibilitar ao professor discutir as considerações apontadas no 'Guia de estudo' com base em mais dados acerca da análise realizada pelo aluno, dessa forma, o presente trabalho apresenta o 'Guia de estudo' disponibilizado para o discente com comentários para o docente.
Guia de Estudo, ImageJ, Porosidade, Plano de Aula, Aprendizagem