Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3911

PROPOSTA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E PROCESSAMENTO E ANÁLISE DE IMAGENS NO ENSINO DE CARACTERIZAÇÃO DE POROSIDADE EM MATERIAIS CERÂMICOS USANDO O SOFTWARE PÚBLICO IMAGEJ: PARTE I;

TESSIE GOUV?A DA CRUZ LOPES, RODRIGO SAMPAIO FERNANDES, JERUSA GOES ARAG?O SANTANA, ELEASAR MARTINS MARINS, ELSON DE CAMPOS;

COBENGE22

[83] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[301] 05. Educação Mediada por Tecnologia

Neste trabalho apresenta-se uma proposta de aula usando metodologias ativas e Processamento digital de imagens no ensino de Engenharia de Materiais para caracterizar o parâmetro de porosidade em materiais cerâmicos. Primeiramente, é pedido ao aluno que responda ao questionário sobre conhecimento em PDI disponibilizado em ambiente virtual. Em seguida, discute-se a relevância do parâmetro de porosidade na caracterização de materiais cerâmicos, o uso de PDI para este tipo de ensaio e a importância e necessidade desse tipo de conhecimento na formação do estudante de Engenharia. Apresenta-se um plano de aula e um guia de estudo para o aluno realizar a caracterização de porosidade utilizando PDI em aulas assíncronas. O software escolhido é de domínio público e ficará disponível ao estudante para seu uso em outras atividades ou projetos. A metodologia proposta poderá ser aplicada em vários ramos da Engenharia e do Ensino de Ciências.

Guia de Estudo, ImageJ, Porosidade, Plano de Aula, Aprendizagem
Voltar