3909
ENSINO E APRENDIZAGEM DE INTRODUÇÃO E CONCEPÇÃO ESTRUTURAL;
ANA CAROLINA REIS LOZOVEY, FERNANDA APARECIDA JO?O DOS ANJOS;
COBENGE22
[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
O presente artigo trata de atividade aplicada no ensino de estruturas nos primeiros períodos do curso de Arquitetura e urbanismo. Aos alunos são transmitidos os conteúdos de conceitos e identificação dos elementos estruturais básicos, os materiais que compõem uma construção. É aplicada atividade prática e de observação em que os alunos são instigados a buscar respostas de qual o sistema estrutural e construtivo mais adequado e compatível para edificações e obras arquitetônicas, quais são os elementos estruturais do sistema, se os pilares são muitos espaçados e quais os vãos, e de que maneira as alturas das vigas influenciam no pé direito. O objetivo é que o aluno tenha entendimento dos elementos estruturais que compõem uma estrutura e como a escolha de cada elemento interfere no projeto. A metodologia tornou as aulas mais interessantes e os resultados apareceram nos projetos.
Ensino aprendizagem. Metodologias. Estrutura e arquitetura.