3904
USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE BALANÇO DE MASSA E ENERGIA;
THIAGO RIBEIRO SALES CUNHA, K?TIA SIMONE TEIXEIRA DA SILVA DE LA SALLES;
: Com a crise sanitária causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), as instituições de ensino tiveram que se adaptar ao ensino remoto, uma vez que não foi mais possível continuar com as aulas presenciais. Neste contexto, alguns desafios surgiram, como por exemplo, a interação dos alunos em sala de aula diminuíram drasticamente, logo foi necessário desenvolver meios para que essa realidade fosse alterada. Sobre essa ótica, o presente trabalho relata a experiência da aplicação de um jogo didático, desenvolvido dentro das metas de um projeto de monitoria, com intuito de mitigar as consequências causadas pela pandemia do Covid-19. O jogo desenvolvido "Balanceando", tem o intuito de promover um ambiente divertido, além de uma maior interação dos alunos em sala de aula, melhorando assim o processo de ensino aprendizagem. A estratégia pedagógica foi realizada no segundo semestre de 2021, na disciplina de Balanço de Massa e Energia aplicado aos Processos Químicos, com alunos dos cursos de Química Industrial e Engenharia Química, em uma IES Federal do Estado do Maranhão. Como resultado pôde-se perceber a motivação dos alunos durante as aulas, bem como, a efetividade do aprendizado sobre conteúdo da disciplina, reforçando que novas metodologias são eficazes nas salas de aula.
Aprendizagem baseada em jogos. Ensino Remoto. Balanço de Massa e Energia