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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPESQUISA DE NOVAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS DE ENSINO DE ENGENHARIA: UM ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE MINAS;

Júlia Guimarães Sanches, Gabriela Cardoso Prado, Maurício Guimarães Bergerman, Ana Carolina Chieregati;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A engenharia de minas ainda é um curso pouco conhecido pela população em geral no Brasil. Isso se deve ao baixo número de universidades nacionais que oferecem o curso, mesmo após o grande crescimento após o ano de 2007 com os incentivos do governo federal para o ensino superior. A grande desistência dos estudantes de engenharia de minas foi outro dado alarmante que baseou esta pesquisa. Um método inovador de ensino contando com atividades práticas e aprendizado ativo foi implantado na disciplina PMI3101 - Introdução à Engenharia Aplicada à Indústria Mineral do primeiro semestre do curso de engenharia de minas da Escola Politécnica da USP. Foram realizadas práticas laboratoriais e os alunos responderam, ao final da disciplina, um questionário de avaliação do curso. Em comparação às respostas dos alunos de 2017, 2018 e 2019, o método diferenciado se mostrou eficaz, aumentando os índices de consideração de aprendizado e maio engajamento dos alunos com o curso e com as atividades de mineração. Todavia, com a pandemia do COVID-19 que atingiu o Brasil em 2020, iniciou-se um novo desafio: adaptar a disciplina ao ensino remoto. Foram realizadas novas atividades remotas e o questionário evidenciou que, mesmo com o ensino à distância, a facilidade de comunicação com os professores e com a monitora motivou os alunos tanto com a disciplina quanto com o curso de Engenharia de Minas.

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