3901
BALANÇO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO COBENGE NO QUE TANGE AO EIXO DE EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.;
GISELE AMERICO SOARES, RODRIGO DE LIMA ELIZIARIO, KASSYA CAROLINE MIRANDA JACINTO, J?LIO C?SAR BRASIL J?NIOR;
O presente artigo apresenta resultado parciais da pesquisa realizada com o grupo de iniciação cientifica da Associação Educacional Dom Bosco. O objetivo desse artigo teórico, é identificar por meio de análise dos trabalhos publicados nos anais dos cinco congressos brasileiros de educação em Engenharia (COBENGE) de 2017 a 2021, as perspectivas que tange o eixo da Educação Medida por tecnologia da informação e Comunicação, nesse estudo do tipo estado da arte, foram analisados 107 trabalhos publicados nos anais dessas edições do COBENGE no formato de artigo apresentado na sessão técnica. Uma pluralidade de possibilidade de utilização de recursos tecnológicos, foi verificada nesses artigos.
Diante das análises realizadas, foi possível inferir que a utilização de recursos tecnológicos na Engenharia é uma tendência, pois com o fechamento das instituições de ensino devido a pandemia SARS-CoV-2 causador da covid 19, o sistema educacional brasileiro pode experimentar as possibilidades e desafios dos recursos tecnológicos para manutenção do vínculo pedagógico.
Recursos Tecnológicos; Estado da Arte; Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia