3900
PROJETOS EM DOCÊNCIA PARA STEM: UM PANORAMA DA PRODUÇÃO EM DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO;
BRENDA FLORES, DIEGO LIPPERT DE ALMEIDA, DAYSI CAROLINE RAGIUK DE OLIVEIRA, ERIC ROBALINHO, PRISCILA MARQUES CORREA, LUCIANO ANDREATTA CARVALHO DA COSTA;
COBENGE22
[91] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[309] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
O presente artigo caracteriza brevemente o Mestrado Profissional em Ensino e aborda algumas das propostas em desenvolvimento no contexto de um destes programas cujo enfoque é a formação docente para Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM). Seu objetivo é destacar as possíveis contribuições dos projetos e produtos educacionais elaborados nos mestrados desta modalidade como jogos, Clubes de Ciências, prototipagem e Modelagem Matemática na melhoria da qualidade do ensino promovido por seus discentes, professores do Ensino Médio e do Ensino Superior. Ao longo do artigo, quatro projetos são discutidos: o primeiro aborda regras gerais para manipulação de números binários através do meio físico buscando auxiliar em propostas de desenvolvimento do Pensamento Computacional; o segundo apresenta uma proposta de um Clube de Ciências com enfoque em questões ambientais como incentivador para a escolha profissional nas áreas das Ciências e Engenharias; o terceiro disserta sobre a produção de protótipos impressos em 3D como meio de problematização em aulas do curso de Engenharia; e, por fim, o quarto projeto trata da Modelagem Matemática como estratégia para o desenvolvimento de instrumentos educacionais voltados para a Engenharia. Como resultado deste estudo, é possível observar que as propostas em desenvolvimento têm potencial de promover inovação didática e evidenciar a criatividade dos pesquisadores envolvidos, gerando um impacto positivo nas ações escola-sociedade.
Mestrado Profissional; Ensino; STEM; Produtos Educacionais.