3899
O PAPEL DE UM GRUPO PET PARA FOMENTO DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES NO MBITO DO ENSINO SUPERIOR;
PEDRO HENRIQUE MAIA ZANDONADI, LUIZ GUSTAVO ANTONIO PEREIRA, ANA MARTA SOUZA, LARISSA SILVA BARBOSA;
COBENGE22
[85] 07. Extensão na Educação em engenharia
[303] 07. Extensão na Educação em engenharia
O mercado profissional muitas vezes exige dos alunos recém-formados competências que vão além dos conhecimentos acadêmicos básicos de seus cursos de origem. Considerando o aumento da competição por empregos de nível básico hoje em dia, os currículos centrados no acadêmico estão se tornando menos exclusivos, enquanto os candidatos com habilidades aplicadas adquiridas durante atividades extracurriculares, bem como habilidades adquiridas em interações em grupo, têm o destaque que as empresas procuram. Para preparar os alunos durante a permanência na Universidade, membros do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Engenharia Mecânica (PETMEC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) criaram uma série de eventos online ao vivo sobre as atividades extracurriculares disponíveis para os alunos e relacionadas à Faculdade de Engenharia Mecânica. O chamado "PET Entrevista" visa divulgar as atividades que cada grupo extracurricular realiza, na esperança de que os alunos identifiquem áreas de interesse, desenvolvendo as suas competências e complementando os seus conhecimentos. O presente artigo estuda a relevância das atividades extracurriculares do ponto de vista dos alunos, no que diz respeito à série de eventos "PET Entrevista", bem como a influência e impacto dessas oportunidades durante a sua permanência na Universidade. Para melhor analisar as opiniões dos alunos, foi criado um formulário online para recolher respostas do PET Entrevista a cada edição, relativo à opinião do público sobre relevância, impacto e relação pessoal com a atividade extracurricular apresentada. Com uma cobertura de mais de 1250 espectadores, as 7 edições apresentadas são analisadas neste artigo.
atividades extracurriculares, habilidades, aperfeiçoamento, PET