Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3898

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PARA INSERIR A EXTENSÃO, NO CURRICULO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA.;

Edson Fernando Pereira, Maria Eduarda Figuerêdo de Melo, edvaldo de araujo oliveira junior, José Jedson Santos de Oliveira, Evellyn Renilda da Silva Nacre;

COBENGE22

[85] 07. Extensão na Educação em engenharia

[303] 07. Extensão na Educação em engenharia

Neste artigo, debatem-se os conceitos básicos sobre de inserção da extensão no currículo de curso superiores de engenharia (Curricularização da extensão) e sua normalização. Sugere-se um protótipo de aplicação da curricularização da extensão para o curso de bacharelado de engenharia mecânica, através de um modelo de projeto de extensão, onde se tenta desvendar e aprimorar os percursos para instalação de um projeto integrador específico, baseado em questões ambientais. Também, apresenta-se como pode ser desenvolvido, esse modelo, pela equipe que compõem o projeto de extensão, que pode ter um título sugestivo, por exemplo, de divulgar, entre as comunidades atingidas pelo derrame de Petróleo, as estratégias do plano de contingência. Em seguida, apresentarem-se questões como interdisciplinaridades e as creditações por semestre com disciplinas específicas e complementares curriculeres. Concluímos que, este modelo apresentado pode ter alguns resultados exitosos, na estratégia de curricularização da extensão, através de um projeto de extensão integrador, entretanto, essa proposta está aberta a uma ampla discursão nas instituições educacionais e nas comunidades.

Inserção da Extensão. Curricularização da Extensão. Projeto de Extensão. Projeto Integrador. Derrame de Petróleo no Nordeste. Competência do Engenheiro Mecânico.
Voltar