Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3893

USO DE METODOLOGIAS E FERRAMENTAS NO ENSINO ON-LINE DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL;

TATHYANA MORATTI, RICARDO JUAN JOS? OVIEDO HAITO;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O desafio no ensino de disciplinas práticas de engenharia se acentuou no formato on-line, o qual foi necessário devido à pandemia de Covid-19. Uma destas disciplinas, a qual integra conhecimentos das disciplinas teóricas, é chamada de Projeto Interdisciplinar (PI). Nesta, o projeto é comumente escolhido pelo professor, gerando desmotivação, pois os estudantes não veem sentido em sua elaboração. Neste aspecto, pouco se sabe sobre o uso de metodologias e ferramentas no ensino on-line que motivem os estudantes a desenvolverem os seus projetos. Assim, esta pesquisa teve como objetivo identificar metodologias e ferramentas para gerar sentido aos projetos e motivar os estudantes a assistirem às aulas on-line síncronas. A disciplina de PI foi ministrada para seis turmas durante três semestres consecutivos entre os anos de 2020 a 2021. Os estudantes se organizaram em grupos e com o uso do Design Thinking, escolheram os seus projetos. As atividades em grupo foram realizadas com metodologias ativas, tais como a Aprendizagem Baseada em Projeto. Foram enviados formulários de Avaliação Diagnóstica e de Avaliação Final, no início e ao final do semestre, gerando um ciclo de retroalimentação. Este ciclo permitiu pesquisar, selecionar e identificar as metodologias e as ferramentas que são objeto desta pesquisa. A partir da análise das respostas, foi identificado que o Design Thinking, como também, as ferramentas técnicas e de gestão de projetos são os principais geradores de sentido à aprendizagem dos estudantes da PI. Já as atividades em grupo, realizadas com metodologias ativas, motivam os estudantes a assistirem às aulas on-line síncronas. Portanto, com esta pesquisa espera-se contribuir com o ensino on-line de Projetos Interdisciplinares com a identificação de metodologias e ferramentas que geram sentido e motivam os estudantes a estarem presentes nas aulas de aula on-line síncronas.

Design Thinking, Metodologias Ativas, Ensino on-line, Projetos Interdisciplinares.
Voltar