3892
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA;
GIOVANNA FERREIRA ALVES, MARIA DO CARMO DUARTE FREITAS, S?RGIO FERNANDO TAVARES, ADRIANO ROG?RIO KANTOVISCKI;
O desenvolvimento de Tecnologias Digitais (TD) é notório, bem como a relação que alunos do século XX tem com o uso destas tecnologias. No ensino, o uso de TD requer criatividade e critério para que haja construção do conhecimento de forma ativa. O estudo tem como objetivo apresentar o estado da arte acerca de TD utilizadas no processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Engenharia Civil de universidades brasileiras durante os anos de 2020 e 2021, período da pandemia da Covid-19. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura, a qual buscou dados nos anais do COBENGE 2020 e COBENGE 2021. Foram levantados 109 artigos sobre o curso de Engenharia Civil e analisados 26 na temática do uso de TD no ensino. A coleta e análise de dados contou com o uso do software de análises qualitativas Atlas.TI, possibilitando a leitura, codificação de dados e posterior elaboração de gráficos para análise. As análises destes gráficos mostram que a tecnologia está associada a metodologias de aprendizagem ativa, mostra que o uso das TD no curso de Engenharia Civil vem sendo estudado independente do período de isolamento da COVID-19 e apresenta variedade nos tipos de softwares utilizados nas disciplinas do curso.
Tecnologias Digitais, Engenharia Civil, pandemia, revisão integrativa de literatura