3890
UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIA ÁGIL EM PRÁTICAS DE ENSINO E EXTENSÃO NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA;
MARCOS JOHARI PROVEZANI SILVA, EDERALDO GODOY JUNIOR;
COBENGE22
[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
O presente trabalho visou debater sobre a utilização de metodologias ágeis como ferramentas de apoio ao processo educativo no ensino superior, em cursos de engenharia. Devido ao COVID19 as disciplinas foram ministradas remotamente e a metodologia utilizada auxiliou a superar algumas dificuldades didáticas do ensino remoto. Foi utilizado o Scrum, que possui papeis, cerimônias e artefatos definidos. A metodologia foi utilizada na disciplina "Projeto Integrador", que tem caráter de ensino e extensão. Foram encontradas duas dificuldades, uma foi a curva de aprendizagem necessária para se adaptar ao método, visto a baixa carga horária da disciplina e outra devido ao fato que parte dos estudantes trabalham nos outros turnos; o que demandou uma adaptação ao longo do semestre. Os resultados foram positivos, pois percebeu-se o fortalecimento da autonomia, pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas, entre outras habilidades. Do ponto de vista educativo, a metodologia permitiu uma boa mediação do processo de ensino-aprendizagem, propiciou a realização de vários projetos com aplicações reais e um trabalho colaborativo entre estudante e professor.
Educação em Engenharia, Metodo Ágil, Scrum, Prática pedagógica, Gestão de Projetos