Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3888

Estudos, ações e experiências no âmbito do projeto de extensão "Novas Perspectivas e Desafios - Conhecendo as Engenharias da Universidade Federal do ABC";

PAOLA LUAR ABREU NOGUEIRA, MARIANA PEREIRA DE CAMPOS, GLAUCIA TOTH MANTUANELI, CLAUDIA F E DE PAIVA, RENATA AYRES ROCHA;

COBENGE22

[90] 12. Interação com a Educação Básica

[308] 12. Interação com a Educação Básica

Projetos de extensão universitária são uma oportunidade para discentes e docentes das universidades se envolverem com questões da comunidade na qual a universidade está inserida e se relacionarem com esta comunidade, promovendo a interação, o esclarecimento e a troca de experiências entre futuros alunos e alunas, atuais alunos e alunas da universidade e profissionais da área ou áreas correlatas e comunidade em geral, além de, atualmente, ser um requisito obrigatório dos projetos pedagógicos dos cursos de engenharia. O projeto "Novas Perspectivas e Desafios - Conhecendo as Engenharias da Universidade Federal do ABC" está no seu segundo ano e, neste trabalho, serão apresentados os estudos, as ações e as experiências, vivenciadas em tempos de atividades à distância, com as escolas participantes do primeiro ano do projeto, onde, entre outros aspectos abordados, destaca-se a possibilidade de cursar engenharia em uma universidade pública e gratuita. As atividades propostas visam informar, ao público alvo, as características dos cursos e da profissão de engenharia, dirimindo as dúvidas dos alunos frente ao ensino e área de atuação de cada uma das modalidades de engenharia ofertadas pela Universidade Federal do ABC, e apresentadas nos projetos pedagógicos dos cursos. Dessa maneira, é possível incentivar os alunos das escolas de ensino médio a conhecer a universidade e os seus cursos de engenharia, a se interessar por uma carreira na ciência, tecnologia, engenharia e matemática, as chamadas carreiras STEM (do inglês science, technology, engineering and mathematics) e a planejar as suas atividades de formação pós ensino médio.

escolha profissional, projeto de vida, ensino médio, engenharia, formação interdisciplinar, STEM, universidade pública, ações de extensão.
Voltar