Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3882

AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS: O PROJETO OPENFAB COMO METODOLOGIA APLICADA AOS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE ENGENHARIA;

Patricia Antonio, Angelo Eduardo Battistini Marques, Claudia Alquezar Facca, Keiti Pereira Vidal de Souza, Hector Alexandre Chaves Gil;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A RESOLUÇÃO Nº 2, DE 24 DE ABRIL DE 2019 do Conselho Nacional de Educação que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia traz em grande destaque o desenvolvimento das competências do egresso ao longo de sua jornada acadêmica. Mas a grande questão permanece: como desenvolver um currículo por competências? Ou como aplicar o conceito de avaliação por competências de maneira prática dentro de uma estrutura curricular? Este artigo apresenta a aplicação do Projeto OpenFab com a implantação de avaliação por competências a partir de referências bibliográficas relacionadas a cursos de Engenharia e do Instituto Mauá de Tecnologia, os resultados obtidos e também a percepção dos estudantes com respeito à ação de aprendizagem baseada em projeto (PjBL) e a aplicação da metodologia Design Thinking em 2021.

Engenharia, Project-Based Learning, Design Thinking
Voltar