3882
AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS: O PROJETO OPENFAB COMO METODOLOGIA APLICADA AOS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE ENGENHARIA;
PATRICIA ANTONIO, ANGELO EDUARDO BATTISTINI MARQUES, CLAUDIA ALQUEZAR FACCA, KEITI PEREIRA VIDAL DE SOUZA, HECTOR ALEXANDRE CHAVES GIL;
COBENGE22
[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
A RESOLUÇÃO Nº 2, DE 24 DE ABRIL DE 2019 do Conselho Nacional de Educação que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia traz em grande destaque o desenvolvimento das competências do egresso ao longo de sua jornada acadêmica. Mas a grande questão permanece: como desenvolver um currículo por competências? Ou como aplicar o conceito de avaliação por competências de maneira prática dentro de uma estrutura curricular? Este artigo apresenta a aplicação do Projeto OpenFab com a implantação de avaliação por competências a partir de referências bibliográficas relacionadas a cursos de Engenharia e do Instituto Mauá de Tecnologia, os resultados obtidos e também a percepção dos estudantes com respeito à ação de aprendizagem baseada em projeto (PjBL) e a aplicação da metodologia Design Thinking em 2021.
Engenharia, Project-Based Learning, Design Thinking
Voltar