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Cursos de engenharia a distância e a pandemia de Covid-19: Uma análise comparativa dos anos de 2019 e 2020 no Brasil;

Leonardo Trajano Dias Garcia, João Bringel dos santos, Georgia de Souza Assumpção, Carolina Maia dos Santos, cristal soares dias, Alexandre de Carvalho Castro;

COBENGE22

[83] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[301] 05. Educação Mediada por Tecnologia

Este artigo teve como objetivo analisar, de forma quantitativa, os cursos de graduação em engenharia oferecidos a distância, comparando o período pré-pandêmico (2019) ao período pandêmico (2020) com destaque para os cursos de Engenharia civil, elétrica, mecânica e produção. A pesquisa exploratória de caráter quantitativo coletou dados de 2019 e 2020 das Sinopses Estatísticas do Ensino Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) e mostrou que a pandemia de Covid-19 parece ter acentuado o crescimento dos cursos de engenharia a distância. Por meio do estudo, observou-se um aumento no número de cursos, matrículas, graduações e habilitações de engenharia ofertando cursos na modalidade a distância em relação ao ano de 2019. Para trabalhos futuros, sugere-se que mais pesquisas sejam realizadas, principalmente, para continuar monitorando e analisando os possíveis impactos da pandemia na formação dos engenheiros.

Educação a distância; Educação em engenharia; Cursos de graduação; Educação na pandemia
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