Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3879

ESTRATÉGIA E CONCEITOS ADOTADOS NA CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE GRANDES DESAFIOS PARA ESTUDANTES DO IMT - GCSP-IMT;

Joseph Youssif Saab Junior, Claudia Alquezar Facca, Paula Katakura, Wanderson de Oliveira Assis, Marcello Nitz da Costa, Guilherme Ginjo;

COBENGE22

[81] 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso

[299] 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso

O texto descreve a estratégia adotada pelo Instituto Mauá de Tecnologia - IMT, ao preparar seu Programa de Grandes Desafios para Estudantes em atendimento aos requisitos do Programa GCSP lançado em 2011 pela Academia Nacional de Engenharia dos EUA (NAE). O programa visa o desenvolvimento de cinco competências consideradas centrais na preparação dos estudantes para resolver com sucesso os grandes problemas do Século XXI: pesquisa técnica e criatividade; multiculturalidade; consciência social; multidisciplinaridade e empreendedorismo e viabilidade de negócios. Os diversos passos do comitê de estudos e implantação são descritos, assim como as decisões tomadas e os conceitos adotados para apoiá-las. A diversidade de tipos de atividades encontradas no Centro Universitário do IMT e também o ecossistema dinâmico baseado no "tripé da inovação" permitiram a implantação do Programa essencialmente sem a necessidade de investimentos em novas atividades. O Programa completou o primeiro ano de atividade e os números a ele associados são apresentados.

competências, Educação em Engenharia, Grand Challenges Scholars Program, IMT-Mauá
Voltar