3879
ESTRATÉGIA E CONCEITOS ADOTADOS NA CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE GRANDES DESAFIOS PARA ESTUDANTES DO IMT - GCSP-IMT;
JOSEPH YOUSSIF SAAB JUNIOR, CLAUDIA ALQUEZAR FACCA, PAULA KATAKURA, WANDERSON DE OLIVEIRA ASSIS, MARCELLO NITZ DA COSTA, GUILHERME GINJO;
COBENGE22
[81] 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso
[299] 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso
O texto descreve a estratégia adotada pelo Instituto Mauá de Tecnologia - IMT, ao preparar seu Programa de Grandes Desafios para Estudantes em atendimento aos requisitos do Programa GCSP lançado em 2011 pela Academia Nacional de Engenharia dos EUA (NAE). O programa visa o desenvolvimento de cinco competências consideradas centrais na preparação dos estudantes para resolver com sucesso os grandes problemas do Século XXI: pesquisa técnica e criatividade; multiculturalidade; consciência social; multidisciplinaridade e empreendedorismo e viabilidade de negócios. Os diversos passos do comitê de estudos e implantação são descritos, assim como as decisões tomadas e os conceitos adotados para apoiá-las. A diversidade de tipos de atividades encontradas no Centro Universitário do IMT e também o ecossistema dinâmico baseado no "tripé da inovação" permitiram a implantação do Programa essencialmente sem a necessidade de investimentos em novas atividades. O Programa completou o primeiro ano de atividade e os números a ele associados são apresentados.
competências, Educação em Engenharia, Grand Challenges Scholars Program, IMT-Mauá
Voltar