Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3877

Dispositivo didático para análise de tolerância geométrica de batimento nas engenharias;

FABIO NEGHERBON, VIN?CIUS TASLE BATISTA VAZ, THIAGO MACARIO DOS SANTOS, REGINALDO MOTTA;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O objetivo deste artigo é criar uma solução de fácil aprendizado para as turmas de engenharias, sobre o tema tolerância geométrica. Nele será apresentado especificamente o conhecimento e a aplicação da tolerância de batimento. O projeto foi desenvolvido em uma metodologia de solução de problemas, na qual, através da pesquisa junto com alunos, envolvendo professores das disciplinas de desenho técnico e metodologia científica, conseguiu-se alcançar o objetivo desejado. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois, através da manufatura aditiva, tecnologia usada na indústria 4.0, consegue-se desenvolver várias soluções, economizando muitas etapas de fabricação como a de usinagem subtrativa, por exemplo. O dispositivo desenvolvido irá servir como material didático de uso para os estudantes de Engenharia, para demonstrar como a tolerância geométrica se insere na fabricação mecânica e qual a importância da mesma em cada peça fabricada.

Tolerância geométrica; Batimento de eixos; Dispositivo didático; Manufatura aditiva.
Voltar