3876
ABORDAGEM CONTRA INFRASOMATIZANTE NA ABORDAGEM CDIO;
ROG?RIO BASTOS QUIRINO, GILMAR BARRETO;
COBENGE22
[91] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[309] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
Este artigo investiga, sob uma perspectiva pedagógico-filosófica, a proposta de formação do engenheiro na abordagem CDIO (Conceive Design Implement Operate). Pretende-se aqui trazer a racionalidade científico-filosófica a contraditar uma tendência que vem sendo mobilizada para apoiar instâncias específicas de pensamento, racionalidade e ação no ensino e educação em engenharia. A preparação ao uso e desenvolvimento de tecnologias latentes que são feitas para estarem já prontas, para serem configuradas e reconfiguradas, e incorporadas em constelações particulares caixas pretas que formam as estruturas subjacentes à individuação e opacidade de algoritmos e sistemas computacionais. A abordagem CDIO aponta sem criticismo em direção a uma espécie de gigantismo e massividade dessas tecnologias e recursos fundamentais baseados nas infrasomatizações irrefletidas de algoritmos e ambientes computacionais. Este trabalho procura contribuir com uma reflexão sobre os riscos inerentes ao ensino e educação em engenharia baseados na implantação da abordagem CDIO sem que leve em conta os efeitos negativos do uso indiscriminado de algoritmos e sistemas computacionais ao cumprimento de suas diretrizes.
Abordagem CDIO, Educação em Engenharia, Ensino de Engenharia, Infrasomatizações Algorítmicas e Computacionais, Taxonomia de Bloom