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APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NO ENSINO DE CINÉTICA E REATORES QUÍMICOS;

Adriana Paula Ferreira Palhares, Pedro Santana de Castro;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

As metodologias ativas de ensino desempenham, atualmente, um importante papel de contraponto ao modelo de ensino tradicional, habituado à intensa formação técnica, aulas expositivas e um contexto no qual o estudante é estimulado a apenas ser observador. Com o objetivo de colocar o aluno no centro da aprendizagem, as metodologias ativas surgem como alternativa que estimula um aprendizado desafiador, prático e contextualizado. Desta forma, este trabalho teve como objetivo a aplicação da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), ou Problem-Based Learning (PBL), no ensino de Cinética e Reatores Químicos, aplicado em turma do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos. A ABP é um método que consiste na utilização de situações-problemas que simulam situações reais de modo a motivar e direcionar o estudante por um processo de aprendizagem baseado em uma dinâmica de trabalho colaborativa, contextualizada e multidisciplinar. A aplicação deste estudo é estimulada, além de aspectos de melhoria do processo de aprendizagem, pela necessidade de adequação às novas Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) da Engenharia por parte dos cursos de ensino superior. As novas DCNs, lançadas em 2019, procuram trazer mudanças no formato de ensino e direcionar quais habilidades são importantes para a atual formação de profissionais na engenharia, adequando às novas exigências da atualidade. Para o desenvolvimento deste trabalho foram criadas situações-problemas que simulavam cenários reais da indústria envolvendo reatores catalíticos com queda de pressão. O trabalho também propôs a avaliação do aprendizado no processo de aplicação da ABP no contexto da engenharia. A disciplina foi ministrada no formato de ensino não presencial emergencial por conta da pandemia da Covid-19. Os resultados do experimento se mostraram positivos, onde os grupos desenvolveram resultados consistentes e atingiram os objetivos de aprendizagem para o tema estudado, bem como consolidaram os conceitos cognitivos trabalhados ao longo da disciplina, verificados pelo desempenho bastante satisfatório nas avaliações propostas. Além dos aspectos didáticos, observou-se o desenvolvimento dos alunos em habilidades de comunicação, trabalho em equipe, liderança, autocrítica e avaliação por pares.

Aprendizagem baseada em problemas; cinética e reatores químicos; metodologias ativas; formação de grupos
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