Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3868

APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZANDO O KIT ESTRUTURAL MOLA NA DISCIPLINA DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS;

Pedro Henrique Cerento de Lyra, Cássia Silveira de Assis;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O processo tradicional de ensino, vigente na maioria das atuais Instituições de Ensino Superior (IES), é fundamentalmente aplicado por meio de aulas expositivas e teóricas. O professor acaba centralizando as informações e acaba limitando a participação dos alunos durante a aula. O presente trabalho descreve o desenvolvimento e aplicação de desafios pelos professores que lecionam a disciplina de resistência dos materiais para alunos do segundo ano do curso de engenharia civil do Instituto Mauá de Tecnologia, com o objetivo de desenvolver, a partir da experiência com o Kit Mola Estrutural, o conhecimento intuitivo do comportamento das estruturas e a compreensão da montagem da estrutura através de desenhos, fundamental para engenheiras e engenheiros, principalmente na fase de concepção e execução de um projeto. Os desafios conseguiram proporcionar a compreensão do comportamento das estruturas e a compreensão da montagem da estrutura através de desenhos de maneira tangível e concreta. A metodologia de aplicar desafios utilizando o Kit Estrutural Mola com uma forma alternativa às aulas expositivas mostrou-se eficiente para os alunos do segundo ano do curso de engenharia civil dado a participação e questionamento dos alunos durante os desafios.

visualização do comportamento estrutural, deformação da estrutura e ensino
Voltar