3867
CONSIDERAÇÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS;
FRANCISCO DE SALLES CINTRA GOMES, AMILTON DA COSTA LAMAS, ANA CLAUDIA MENDES DE SEIXAS, SERGIO ROBERTO PEREIRA, LUDMILA CORDEIRO LOPES VITORIANO;
COBENGE22
[85] 07. Extensão na Educação em engenharia
[303] 07. Extensão na Educação em engenharia
A extensão tem possibilitado ao aluno um maior envolvimento acadêmico e social. A curricularização da extensão tem sido uma preocupação de todos e quem sai ganhando é o aluno e a sociedade. Os novos Projetos Pedagógicos de Cursos têm possibilitado que a extensão esteja cada vez mais presente nos cursos de engenharia. Este artigo busca, num primeiro momento, considerar os ganhos acadêmicos na formação dos alunos a partir dos projetos de extensão. O objetivo deste artigo é apresentar depoimentos de alguns professores e de alunos e, ao mesmo tempo, evidenciar respostas de alunos que já participaram de Projetos de Extensão em anos anteriores. Como metodologia, foi elaborado um questionário para que os alunos pudessem apontar suas percepções aliadas aos depoimentos de professores que coordenaram ações de Extensão e/ou estiveram envolvidos na elaboração de Projetos Pedagógicos. Nos resultados são apresentadas as respostas dos alunos e os depoimentos. Como conclusão, a maioria dos alunos considera como boa a sua participação apontando que aprenderam além da sala de aula. Nos depoimentos, os professores apontam que os alunos começam a ver que as soluções, que aliadas às questões sociais, são como um caminho para ações de melhoria de vida para todos. Faz parte integrante das ações da extensão a busca para melhorar a qualidade de vida com a produção conjunta de material informativo que reforça a autonomia e economia doméstica. Os Trabalhos de Extensão na PUC-Campinas são realizados em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade com a participação das comunidades parceiras.
Extensão Universitária. Formação do aluno. Curricularização. Projeto Pedagógico.