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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPERCEPÇÕES SOBRE A SEMIPRESENCIALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ANTES DA PANDEMIA;

Nathalia Savione Machado, Maria do Carmo Duarte Freitas;

COBENGE22

[83] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[301] 05. Educação Mediada por Tecnologia

Tem-se acompanhado a evolução da modalidade semipresencial na graduação, regulamentada desde 2001 e atualmente regulamentada pela Portaria nº 2117/2019 (BRASIL, 2019) com a possibilidade de oferta de até 40% (quarenta por cento) da carga horária total dos cursos de graduação presenciais utilizando-se da modalidade a distância. Em 2020 haviam 808.096 matrículas em 49 tipos de cursos presenciais da área das engenharias e 316.012 matrículas em 25 tipos de cursos na modalidade a distância no Brasil (INEP, 2020). A oferta de cursos a distância e semipresenciais nos cursos de engenharia tornaram-se uma realidade. Diante desse cenário educacional, as instituições têm se organizado e desenvolvido novas formas de ensinar e aprender. Esta pesquisa tem o objetivo geral de demonstrar a percepção dos estudantes da graduação quanto à possibilidade de aprendizado, dada a integração de disciplinas a distância no currículo, em modalidade semipresencial, no momento anterior à pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo de caso múltiplo, realizado em duas instituições de ensino superior, uma pública e outra privada, localizadas na região Sul do país. Possui caráter qualitativo, de natureza exploratória/descritiva (CRESWELL, 2014), tendo como corpus 9 entrevistas semiestruturadas. Para análise utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo, embasado na Teoria da Representação Social. Os resultados demonstram que os estudantes tendem a preferir o estudo semipresencial, onde há mescla de contextos presenciais e a distância motivados pela flexibilidade de tempo e espaço, mantendo algum contato presencial com colegas e docentes. A fala dos estudantes reforça o desejo de uma educação verdadeiramente híbrida, que integre as modalidades, que permita ao estudante ter mais autonomia e protagonismo e que valorize o docente como mediador.

: Educação a distância. Semipresencial. Flexibilidade. Educação Superior. Ensino de engenharia.
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