3863
Espirais de aprendizagem matemática nas aulas remotas do ensino das engenharias;
UBIRAJARA CARNEVALE DE MORAES, VERA LUCIA ANTONIO AZEVEDO;
O presente artigo investigou como um Ambiente Virtual de Aprendizagem poderia ser organizado durante a pandemia para atender os conteúdos do Pré-Cálculo na Universidade a fim de dar autonomia ao aluno, sem interromper seus estudos. Este ambiente foi projetado para ser aplicado em aulas de Cálculo Diferencial e Integral I em uma instituição de Ensino Superior de Engenharia. Dentre os resultados obtidos na primeira fase, percebeu-se que o Ambiente auxilia no desenvolvimento de habilidades do aluno como autonomia, responsabilidade, organização pessoal e dedicação. Caminhos de aprendizagem matemática criados em espiral trazem benefícios aos alunos com as múltiplas atividades e circuitos online propostos com o apoio de professores e monitores. A criação de um novo e rico espaço que trouxe uma melhoria acentuada nas aprovações, agora também será aplicado em outros componentes curriculares da Engenharia, utilizando a mesma sistemática com trilhas, espirais e o ambiente Virtual.
aulas remotas, Ambiente de aprendizagem, calculo, espirais de aprendizagem