Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3862

PYTHON COMO FERRAMENTA DIDÁTICA EM DISCIPLINAS DE FÍSICA PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA;

ELIANE F CHINAGLIA, CARLOS AUGUSTO RODRIGUES DE OLIVEIRA, RAFAEL GALDINO DIAS, MARIANA POJAR, JESSICA FLEURY CURADO, SUELI HATSUMI MASUNAGA, ROBERTO BAGINSKI BATISTA SANTOS;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Atividades de aprendizagem que promovam a interdisciplinaridade são importantes instrumentos para elevar a melhoria do ensino. Em pesquisa realizada com os alunos de primeiro ano do curso de Engenharia, constatou-se que a maioria tinha nenhum ou pouco conhecimento sobre a linguagem de programação Python. Ao mesmo tempo, muitos alunos manifestaram alto nível de interesse em desenvolver programas e projetos computacionais em Física e Engenharia. Desse modo, o objetivo deste trabalho é mostrar como programas em Python foram desenvolvidos pelos alunos de iniciação didática e como foram aplicados em disciplinas introdutórias de Física para despertar o interesse pela programação no contexto interdisciplinar. O desenvolvimento dos programas resultou na compreensão aprofundada de conceitos físicos e de programação pelos estudantes de iniciação didática. O uso desses programas nas aulas de disciplinas introdutórias de Física foi realizado de forma que os alunos interagissem com o código, para que não fossem reduzidos a simples usuários. Isso despertou o interesse pela programação, pois conheceram uma ferramenta poderosa para resolver problemas de Física. O uso dos programas durante as aulas facilitou a aprendizagem de tópicos que normalmente despertam pouco interesse de alunos ingressantes, como análise estatística de dados experimentais, e de conceitos considerados mais difíceis, como o de sistemas oscilatórios.

modelagem e simulação computacional, física básica, python
Voltar