Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3861

ANÁLISE DE UM PROJETO PSICOPEDAGÓGICO EM CONTEXTO PANDÊMICO;

Ana Teresa Taveira Bachur, Tássio de Farias Gomes, Vitor José Meyer Maffei, Ana Marta Souza;

COBENGE22

[84] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

[302] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos

A formação no ensino superior requere dos estudantes a superação de diversos desafios, sendo uma boa saúde metal essencial. Quando se une esse ambiente ao cenário pandêmico de Covid-19, cujas mudanças no estilo de vida trouxeram impactos nos níveis de ansiedade, estresse e depressão, um auxílio psicopedagógico mostra-se de grande valia para contribuir no bem-estar dos discentes e melhorar a qualidade do aprendizado. Nesse sentido, desenvolveu-se em 2020 e 2021 o Projeto "MotivAção" que disponibilizou um Grupo de Apoio Psicológico aos discentes de cursos de Engenharia, em que se ofertou um espaço para escultar, dialogar, abordar aspectos da graduação e se desenvolver pessoalmente. Destaca-se que o programa, feito remotamente nesse período, é continuação de uma proposta já desenvolvida antes da pandemia, tal que os resultados obtidos também são comparados com os registrados em 2018. Esse artigo objetiva, então, analisar os impactos do projeto na melhora acadêmica e pessoal dos participantes, além de interpretar como as alterações ligadas ao cenário e ao formato do programa mudou o perfil de participação e resultados nos formulários. As respostas gerais foram positivas e o projeto se mostrou profícuo.

Apoio Psicológico; Pandemia; Motivação.
Voltar