3858
CONSTRUÇÃO DE CALORÍMETROS CASEIROS EM AMBIENTE AVA: RELATO DOS ALUNOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA;
Eliane F Chinaglia, Leonardo Santos de Andrade Quirino, Luis Filipe Nocentini rotta, Murilo Paiva Pereira, Pietra Cardoso Paes Gonçalves, Thomas Hirata Pschera, Vinícius Meira Purcinelli, Jessica Fleury Curado, Sueli Hatsumi Masunaga;
COBENGE22
[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
As atividades de laboratório no ensino remoto, devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19, foram realizadas pelos alunos com experimentos de baixo custo, em suas casas. Neste trabalho, apresentamos o relato dos estudantes sobre a experiência de desenvolver uma atividade investigativa no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), envolvendo a construção de um calorímetro. Além disso, mostramos os resultados experimentais e análise apresentados por dois grupos de estudantes. Apesar das dificuldades iniciais de realizar uma atividade sem roteiro no ambiente AVA, os alunos relataram que desenvolveram a autonomia nos estudos, a capacidade de experimentação, o trabalho em equipe e a comunicação devido ao engajamento com a atividade e a postura ativa que tiveram que adotar no processo. Portanto, os experimentos caseiros de baixo custo também são relevantes no ensino superior por promoverem o protagonismo e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais.
física experimental, calorímetro caseiro, atividade investigativa, termodinâmica