3852
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA DE COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO;
ADRIANO JOS? MORAIS BARROS SILVA, JOAB TOMAZ DE AQUINO, CL?UDIO PEREIRA DA COSTA;
Neste artigo as contribuições da atuação dos monitores na disciplina Complementos de Matemática (CM) são apresentadas. As ações realizadas junto aos discentes foram mediadas no Moodle. A metodologia vivenciada no formato remoto foi a sala de aula invertida. Os discentes foram entrevistados, via Google Forms, ao fim do semestre sobre a atuação dos monitores. Para 90,9% dos alunos os monitores atuaram de maneira clara e rápida, com 97,8% considerando essa comunicação relevante. Para 91,4% os materiais de vídeo auxiliaram na aprendizagem. Todas as contribuições realizadas tiveram um grau de satisfação de 86,3%. Estes resultados demonstraram os benefícios da monitoria para o processo de ensino aprendizagem, proporcionando a superação de adversidades variadas ocorridas no formato digital em um curso de graduação.
Educação em engenharia, Ensino Superior, Monitoria, Ensino Remoto, Ambiente Virtual de Aprendizagem.