3849
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS PARA INCENTIVO E AMPLIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO FEMININA EM STEM;
MARINILDA LIMA, ANDREA DE MATOS MACHADO, JORSIELE DAMASCENO CERQUEIRA, BRENDA SILVA DE ALENCAR, GABRIELA LINO DOS SANTOS SILVA;
COBENGE22
[87] 09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania
[305] 09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania
A baixa participação de mulheres na área de STEM ainda se mantém. É preciso ações articuladas com diversos segmentos: escolas, universidades, empresas e entidades governamentais, para que juntos possam mudar este cenário. No âmbito educacional, as estratégias de aprendizagem podem ser o diferencial para incentivar a participação de meninas em STEM. Este artigo tem por objetivo demonstrar o resultado preliminar do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem por meio da construção de recursos (kits) didático-pedagógicos bem como, dos conteúdos formativos concatenados com as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Engenharia. Vale ressaltar que, os kits didáticos, desenvolvidos pela iniciativa docente combinam os saberes de automação, circuitos elétricos e eletrônicos, desenvolvimento de produtos, programação e robótica e são usados para realização de oficinas e dinâmicas, junto às alunas de ensino médio e ou fundamental. Espera-se que as estratégias de aprendizagem orientadas possam aproximar, inspirar e orientar meninas para o ingresso em carreiras voltadas à área de STEM.
Estratégias de aprendizagem; equidade de gênero; mulheres na STEM; formação por competências.