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ENSINO REMOTO E SUA RELAÇÃO COM QUALIDADE DE VIDA E CARGA MENTAL DE TRABALHO EM ESTUDANTES DE UM CENTRO DE TECNOLOGIA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO;

Leticia Taina Marczewski, Patricia Lago Pedebos, Cesar Augusto de Oliveira Pappis, Angela Weber Righi;

COBENGE22

[91] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[309] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

É sabido que os métodos de ensino adotados no campo das ciências exatas exigem uma elevada demanda por aspectos relacionados à cognição de seus estudantes. O contexto pandêmico imposto pela Covid-19 parece ter ampliado ainda mais essa demanda, principalmente devido ao uso inesperado do ensino remoto. Frente a essas mudanças, este estudo objetivou avaliar a qualidade de vida e a carga mental de estudantes de graduação de um centro tecnológico de uma instituição pública de ensino, utilizando a ótica da ergonomia cognitiva. Para tal, um questionário remoto foi desenvolvido a partir de dois instrumentos de ergonomia cognitiva: WHOQOL-bref (WHOQOL GROUP, 1998), para avaliação da qualidade de vida, e NASA-TLX (HART; STAVELAND, 1988), para análise da carga de trabalho mental. A aplicação ocorreu via Google Forms durante os meses de julho a setembro de 2021, contabilizando 198 respondentes dos quatorze cursos participantes. Os resultados indicam uma baixa qualidade de vida (58,45), associada a uma elevada carga mental de trabalho (73,81%). As restrições impostas pela Pandemia, bem como as rápidas mudanças no método de ensino possivelmente impactaram nos resultados encontrados, que indicam domínios sociais e psicológicos com menores valores na qualidade de vida, por exemplo. Torna-se fundamental o entendimento desses fatores de modo mais detalhado, bem como o acompanhamento desses resultados com pesquisas contínuas, para um melhor desenvolvimento dos métodos de ensino utilizados nas áreas da ciências exatas.

ensino remoto, educação e qualidade de vida, carga mental de trabalho
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