Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3846

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMOS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE MECÂNICA PARA ENGENHARIA CIVIL;

Jose Hiago Bezerra Alves, Isa Mara Isaias Sousa, Francisca Edwirgens Ribeiro de Araújo, MARIA CLARA ARCANJO DOMINGOS, JUSCELINO CHAVES SALES;

COBENGE22

[82] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

[300] 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

A pandemia do coronavírus impactou a sociedade de diversas formas e em diversos âmbitos. Uma das atividades mais afetadas e que mais tiveram que sofrer modificações foi a educação, em todos os níveis e instituições de ensino. Com isso, os anos de 2020 e 2021 foram marcados pela transição e adaptação do ensino presencial para o remoto. Tal transição foi marcada pela descoberta de novos métodos e ferramentas disponíveis no meio online para a realização dos trabalhos. Nesse processo de adaptação e transição, toda a comunidade discente e docente sofreu as modificações e enfrentaram algumas dificuldades, pois foram expostos a uma realidade emergencial e necessária para que suas atividades não fossem totalmente suspensas. Deste modo, o presente artigo tem por finalidade mostrar algumas dessas dificuldades apresentadas pelos alunos da disciplina de Mecânica para Engenharia Civil do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no semestre 2020.1, apontando como foi o processo de adaptação, o aprendizado na disciplina, índice de frequência nas aulas, bem como as dificuldades encontradas inerentes ao ensino remoto, como conexão e disponibilidade de aparelhos. Para isso, foi aplicado pelos alunos monitores da disciplina um formulário com perguntas a respeito das dificuldades com a disciplina e com a adaptação ao ensino remoto. Ao final desta análise, se faz uma conclusão diante do que foi respondido pelos alunos.

ensino remoto, aprendizagem, mecânica para engenharia civil
Voltar